ConsumidorA nova advocacia: virtual, dinâmica e acessível

15 de outubro de 2022

No tocante ao Direito e à advocacia, o principal legado da vivência da recente pandemia foi a aceleração da experiência digital. O universo jurídico já vinha em crescente virtualização dos seus procedimentos, contudo a necessidade imposta pelo isolamento social quebrou os últimos limites, trazendo importantes avanços para advogados e clientes.

A realização de audiências virtuais, complementando os processos que já haviam se virtualizado, é um grande exemplo de tabu quebrado. Tal novidade não somente permitiu o funcionamento da justiça durante o período pandêmico, ela permite hoje um maior acesso dos cidadãos à justiça e maior velocidade processual, visto que os mesmos não mais estão limitados fisicamente ao comparecimento, podendo participar dos atos de qualquer lugar do mundo.

Neste sentido, a própria advocacia avança nessa transformação espacial. A experiência virtual foi incorporada nos próprios escritórios, estando a maior parte dos advogados trabalhando e se relacionando com os colegas através da internet, muitos em suas casas. Mas também incorporada nos atendimentos de clientes, sendo cada vez mais comum o atendimento através de vídeo-chamadas, por exemplo.

Mas o que há de tão revolucionário nessas questões? Algumas tendências são bastante interessantes: Para começar, o advogado não está mais restrito à sua praça comercial. Ele realmente pode divulgar seu trabalho para todo o país e até para o exterior, ele pode atender clientes em qualquer lugar remotamente, ele pode atuar, inclusive comparecer em audiências virtuais em qualquer tribunal do país. De fato, o advogado brasileiro não precisa nem mesmo morar no Brasil para ter uma atuação absolutamente presente no mercado.

Trata-se de uma abertura significativa na atuação do advogado fruto de uma mudança de mentalidade conjunta da advocacia e da clientela, que passam a enxergar a advocacia como qualquer profissão contemporânea: dinâmica e acessível.

Aliás, é esse o advogado do momento, dinâmico e acessível, capaz de se comunicar com clareza, de entender as demandas atuais constantemente atualizadas e de inventar soluções criativas para problemas igualmente criativos. Definitivamente, não há mais espaço para uma advocacia formal, pesada, lenta e tradicionalista em um mundo que é exatamente o contrário disso.

Por Raimundo Eloy Miranda Argôlo
Sócio Fundador do AFL Advogados, especialista em direito ambiental e
doutorando em direito constitucional pela universidade de Buenos Aires.

Logo dourado AFL Advogados

Fundado em 2005, Argolo, Fonseca e Leal Advogados Associados é um escritório baseado em Salvador e Ilhéus, que pratica a advocacia com foco em resultados e atua de maneira especializada.

Acompanhe o AFL

Copyright ©
Todos os direitos reservados
Design by namBBU